É sério? Você foi o vencedor?

Sério? Você foi o vencedor?

As vezes é isso o que eu penso quando vejo algumas pessoas e suas atitudes, chego a pensar que talvez a teoria da evolução esteja agindo ao contrário ou então a história do filme IDIOCRACIA está acontecendo.
O filme é excelente, de 2009, não fez muito sucesso, mas deveria ser apresentado em rede nacional ao menos uma vez ao ano, no universo do filme, as facilidades da vida moderna burlaram as leis da seleção natural onde o mais apto sobrevive, no caso dos hominídeos os mais inteligentes sobreviveram e foi possível a criação de uma sociedade moderna, em que as pessoas inteligentes tinham menos filhos que as pessoas idiotas, e todo o conhecimento e cultura não foram passados adiante, em 500 anos o mundo era formado exclusivamente por idiotas.
Mas falando em termos de evolução, nossa inteligência nos estagnou, nossa espécie não mais é selecionada pelo meio, se as vacinas nunca tivessem sido inventadas, haveria uma mortalidade gigantesca, mas os sobreviventes e seus descendentes seriam imunes ou resistentes a estas doenças ou seriamos extintos, graças ao nosso telencéfalo super desenvolvido criamos maravilhosas maquinas que nos permitem acumular adiposidades em todas as partes do nosso corpo, também criamos alimentos que tem a característica única de aumentar nossa chance de ter um infarto, pressão alta, câncer e etc.
Com toda essa facilidade de conseguir alimento e abrigo, coisas que para nossos ancestrais era raro, a raça humana pode se ocupar com coisas mais triviais como, por exemplo: matar uns aos outros, criar reality shows, produzir musicas monossilábicas de contexto sexual, novelas, livros de auto ajuda, entre outros.
Agora raciocinem comigo: de milhões de espermatozoides que se sacrificam na corrida da vida apenas um vai chegar ao seu destino, entrar no óvulo e criar uma maquina biológica pensante, com um cérebro capaz de processar informações em um numero ainda não quantificado, essa maquina entrará em contato com a sociedade e aprenderá o que é certo e errado na convivência social, criará uma personalidade única no meio de aproximadamente 7 bilhões de outras personalidades… e se transformará em um traficante de entorpecentes, é sério isso?.
Tanta energia e recursos gastos para que este ser humano se desenvolva e ele se transforma nisto? Ou também temos o exemplo de Stella Liebeck uma estadunidense que processou com sucesso uma lanchonete por ter derrubado café quente em seu próprio colo, isso me enfurece além das palavras, como alguém pode processar uma empresa por um erro dela própria? Pior ainda, como alguém pode dar ganho de causa para esta pessoa? A musica também se tornou um caso a parte, segundo o Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha que analisou cerca de 500 mil musicas, a qualidade da musica mundial piorou década após década, um dos principais exemplos no nosso Brasil veranil é o Sertanejo Universitário, vejamos o que diz a Wikipédia sobre o sertanejo universitário: “… Embalado pelo grande apelo popular entre jovens dos gêneros associados, o novo segmento ganhou grande espaço na mídia. Letras e músicas simples, batidas dançantes, e refrões de fácil memorização automática…”.
Não que eu escute Mozart todo o tempo, mas a popularização do estilo associado a alta sugestibilidade do jovem, está criando um exercito de pessoas que não estão afim de compromissos e se preocupam mais com balada do que com convivência familiar e simplesmente ignoram o fato de que suas ações afetam o mundo ao seu redor, eu seria muito pedante em afirmar que este tipo de musica é ruim e deve acabar, todo tipo de manifestação musical é reflexo da sociedade em que foi criada, você acha que o funk é obsceno? Já deu uma assistida na televisão brasileira ultimamente? O culto ao corpo está em praticamente todos os programas de entretenimento, novela então é bom nem começar a comentar, quando não existiam tantos meio de comunicação a sociedade era manipulada por não saber o que de fato acontecia em outras partes do país e do mundo, hoje temos acesso a informação incondicional de todo o mundo e utilizamos este acesso para enviar solicitações de joguinhos em redes sociais, ao que parece a sociedade procura a alienação como moscas procuram ir de encontro com a luz.
E tudo isso começou com uma corrida, mas fala sério, como pode certas pessoas terem sido o espermatozoide vencedor? Será que o útero tem atalhos?

 

 

Pablo Victor Arceles

Anúncios